Um pouco sobre nós

Acreditamos que tudo que existe pode ser transformado. Partindo dessa premissa, combinamos videogame e teatro, transformando a experiência de jogar em algo completamente novo, divertido e, principalmente, compartilhado.

Nascida das artes cênicas, a ERA juntou ao mundo dos jogos digitais o que o teatro tem de mais valioso: a presença viva do ator. Buscamos sempre criar experiências absolutamente novas para o público.

Dessa hibridização, nasceu algo forte, pulsante, um organismo vivo, que vem se ressignificando a cada produto, a cada temporada. Nossa missão é tornar esse organismo cada vez mais palpável para os nossos jogadores. Saímos da esfera do “isso não é possível”, para o "não é possível, até que seja feito." Seguimos acreditando no invisível, no caminho de extrapolar o que é concreto. O desafio é o que nos motiva, o que faz com que cada experiência que proporcionamos seja única.


ES:CA:PE

O mais recente projeto da ERA é ES:CA:PE, um jogo hiper realista, onde os jogadores controlam atores ao invés de personagens 3D. A isso chamamos de Live Game. O Jogador Alfa (um espectador sorteado do público) fica com um tablet nas mãos e define estratégias para libertar os personagens. Os demais jogadores assistem à ação, interagindo e ajudando o jogador alfa. Em ES:CA:PE, o público não fica em silêncio, sentado no escuro; ele é ativo e parte essencial da experiência.

Através de uma interface digital em 2D, o espectador controla as ações dos personagens. Cada ação do jogador no mapa corresponderá a uma ação dos atores: andar, subir, investigar, pegar um objeto e assim por diante.

Sem saber ao certo porque foram parar ali, os personagens precisarão da ajuda do público para escapar. Será necessário muita inteligência e agilidade; o jogador vai precisar lutar contra o tempo para juntar as peças desse quebra-cabeça e entender o que realmente está acontecendo.

ES:CA:PE propõe uma maneira inovadora de jogar, explorando o raciocínio lógico, a agilidade na tomada de decisões, a observação de detalhes, a concentração multifocal, o trabalho de equipe e a memória.

O projeto já foi levado a público em três temporadas, desde outubro de 2015.